segunda-feira, 18 de março de 2013

Galileo Educacional: Não dá mais!

Mais um ano eletivo se inicia. Um novo período começa. Para alguns alunos é o último, próximos a alcançar a tão desejada e suada Graduação, para outros é mais uma etapa a ser cumprida, mais um degrau de uma escada que, ao final de sua subida, o levará também a sua Graduação. Mas na UniverCidade e Gama Filho, esse objetivo tem se tornado extremamente árduo e exaustivo, pois a partir do momento em que as duas faculdades foram adquiridas pelo Grupo Galileo Educacional (GALILEO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS S/A - CNPJ: 12.045.897/0001-59), tudo virou de "cabeça para baixo". Atitudes desumanas, decisões arbitrárias, sem a participação do corpo Docente (Professores) e Discente (Alunos), falta de transparência na administração....enfim, uma série de abusos e atrocidades cometidas aos professores, alunos e funcionários das duas instituições. Nessa publicação farei uma retrospectiva dessa "mantença" que vem acontecendo por parte da Galileo Educacional, com ênfase na UniverCidade. Relatar todos os acontecimentos que nos levaram novamente a essa situação e que nos fazem ficar indignados e revoltados com esse Grupo que está querendo acabar não só com nossas faculdades, mas com as nossas vidas e carreiras. Aproveito e convido todos os Professores, Alunos e Funcionários a fazerem uma reflexão sobre essa situação e o movimento estudantil que se iniciou durante essa "mantença".

Em Fevereiro de 2011, o Grupo Galileo Educacional, que na época era formado por Marcio André Mendes Costa, acionista majoritário do grupo com 80% das ações, a IDTV, empresa de comércio eletrônico e a W.Educacional, empresa de ensino a distância, assumiu o controle da Universidade Gama Filho (UGF). Essa aquisição foi viabilizada através da emissão de debêntures (Títulos que representam dívidas de uma empresa, de médio e longo prazo, que assume o compromisso de devolver, com juros e prazo, um valor pré-determinado aos seus detentores, isto é, os credores) no valor de R$ 100 milhões junto ao Banco Mercantil. Em Maio do mesmo ano, a Galileo assumiu o controle da UniverCidade (Centro Universitário da Cidade) que era de Ronald Levinsohn, este que durante a sua gestão não depositou o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos professores desde 2003, não recolhia o INSS dos professores desde 2006, não cumpriu com o dissídio coletivo de 2006 e não tinha pago o 13° de 2007 aos professores. (Fonte: Sinpro Rio)

Abaixo está o link do blog "Fusões e Aquisições" que publicou a notícia da compra das duas faculdades. Nessa publicação é mencionado que a Galileo pretendia faturar até o final de 2011 R$ 260 milhões. Ainda menciona qual era a meta que Marcio André tinha com a aquisição das duas instituições:  "...construir um grupo de universidades de alto padrão no Rio de Janeiro, capaz de atrair não só alunos do Estado, mas do país e até da América Latina..."

Cliquem no link e vejam a matéria completa:
http://fusoesaquisicoes.blogspot.com.br/2011/07/dono-do-galileo-planeja-comprar-mais.html

No dia 03 de Novembro de 2011, o jornal O Globo publicou uma matéria sobre a aquisição das duas faculdades com o seguinte título: "Fusão da UGF com UniverCidade cria segunda maior universidade do estado do Rio". Antes de mais nada, essa "fusão" mencionada no título da matéria  acima nunca aconteceu no ponto Acadêmico, pois o pedido foi negado pelo MEC (Ministério da Educação), ocorrendo somente na parte Administrativa.

Segue o link com matéria completa:
http://oglobo.globo.com/educacao/fusao-da-ugf-com-univercidade-cria-segunda-maior-universidade-do-estado-do-rio-de-janeiro-2788447

A partir da entrada da Galileo, começa uma sequência de irregularidades e desumanidades contra os Professores, Alunos e Funcionários. O cronograma de pagamentos foi totalmente alterado, onde os pagamento eram feitos de forma atrasada e não tinham data específica para acontecer. Em 22 Dezembro de 2011, os professores e alguns funcionários estavam ainda sem receber o salário de Novembro e o 13° salário, como mostra a reportagem do site Opinólogo. 

http://www.opinologo.com.br/2011/12/professores-da-univercidade-ainda-nao.html


Mediante essa atitude repugnante da Galileo, os professores começaram a protestar contra a mantenedora, como mostra o site Opinólogo.

http://www.opinologo.com.br/2011/12/professores-da-univercidade-protestam.html


Ainda em Dezembro de 2011, o Grupo Galileo demitiu 250 professores das duas faculdades, pelo motivo de "não possuir especificação curricular, como um mestrado ou doutorado", como relata o Opinólogo(http://www.opinologo.com.br/2012/01/univercidade-pagamento-de-dezembro-e-13.html). Esses professores receberam um TELEGRAMA informando a demissão e foram sem receber um centavo das faculdades, como informado no site do Sinpro Rio (Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro), O Globo, Opinólogo e o Blog do Professor Brasileiro.

Abaixo estão os links com as matérias:
http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-jan-02-profs-superior.php





Ainda no mês de Dezembro, os alunos da UC e UGF foram surpreendidos com um aumento de 25% em suas mensalidades. Em alguns casos, o aumento chegou a 40%. Nenhum aluno foi comunicado sobre o aumento e de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 6° da Lei 8078/90, a instituição deve informar com antecedência de no mínimo 45 dias sobre a manutenção das alterações contratuais. E a Gama Filho ainda acabou os convênios com a Santa Casa de Misericórdia, prejudicando ainda mais os alunos de Medicina.

Abaixo estão os links com as matérias do O Globo.
http://oglobo.globo.com/educacao/universidades-privadas-em-crise-demitem-fecham-unidades-no-rj-3598278


Continuando no mês de Dezembro, a Unidade de Bonsucesso da UniverCidade foi fechada. Não ouve nenhum comunicado oficial da Galileo aos professores, alunos e funcionários. Todos só descobriram por causa dos "boatos" que rolavam nos corredores da unidade. Os alunos foram praticamente "jogados" para a unidade Gonçalves Dias, no Centro. Muitos alunos iam à pé para a faculdade, pois moravam pela região. Eu era aluno da unidade de Bonsucesso e sofri isso.

Em Janeiro de 2012, os Alunos e Professores se uniram para lutar pelos seus direitos. Nos dias 05 e 13 de Janeiro, ouve uma manifestação em frente a Gama Filho Candelária, contra os aumentos abusivos de mensalidade. O Sindicato dos Professores (Sinpro Rio) entrou na justiça para anular as demissões ocorridas  no final de Dezembro e os Alunos também entraram na justiça para derrubar os aumentos abusivos das mensalidades.

Abaixo estão os links dos sites Sinpro Rio, O Globo , Sidney Resende e Opinólogo com matérias sobre os assuntos mencionados acima: 








Enquanto isso, a Galileo descumpriu vários acordos firmados na justiça.

Abaixo estão os links do site Sinpro Rio, Opinólogo, Blog do Professor Brasileiro e O Globo sobre o assunto:








Em Março, os Professores e Médicos da UGF paralisaram as aulas na Santa Casa em razão da assembléia realizada dia 27 de Fevereiro, como informou o site do Sinpro Rio.

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-fev-28-notasantacasa.php



Em paralelo, os Professores da UC já organizavam uma paralisação em protesto aos problemas de pagamentos sofridos desde Dezembro de 2011, como relata o Opinólogo.



As aulas mal tinham começado e no dia 14 de Abril, próximo ao início da Semana de Provas da Faculdade, a Greve foi deflagrada.

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-abr-11-cidade2.php







Mediante essa situação, os Alunos e Professores das duas faculdades começaram a se mobilizar novamente contra os abusos e arbitrariedades cometidos pela Galileo Educacional.








Muitas manifestações marcaram esse período. Todas sempre na Sede da Galileo, localizada na Rua Sete de Setembro, n° 66, Centro. Sempre de forma pacífica e ordeira, todos nós alunos estávamos reivindicando o nosso direito de ter nossas aulas, pois isso foi firmado em contrato com as faculdades, que estavam descumprindo de forma unilateral e sem nenhuma explicação aos alunos. Os boletos eram pagos PONTUALMENTE e os Professores e Funcionários não recebiam NADA. A limpeza, segurança e manutenção das unidades era vergonhosa, não existia. Banheiros imundos, não havia segurança nas unidades e os elevadores de algumas unidades, como Gonçalves Dias e Ipanema, viviam interditados, fazendo com que alguns alunos que eram cadeirantes, subissem no colo dos colegas para chegar até as suas salas. O  Blog do DCE-UC já havia feito uma publicação a respeito desse assunto:

http://dce-uc.blogspot.com.br/2012/11/os-velhos-problemas-nos-bastidores.html

Fazendo um adendo, todas as manifestações, desde o dia 05 de Janeiro, tiveram a ilustre e importantíssima participação de Igor Mayworm, Presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) e Daniel Iliescu, Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), que deram uma maior importância e divulgação dos acontecimentos. Principalmente a participação do Igor, que estava presente em todas as manifestações, nos orientando com toda a sua experiência na luta pelos direitos dos estudantes do Rio, fazendo com que tomássemos as melhores decisões.

Em algumas manifestações, alguns estudantes foram agredidos pela polícia, como mostram as matérias do Jornal O Dia e Opinólogo (links abaixo).

A mídia estava presente em todas as manifestações:









Foto de um dos banheiros da unidade Gonçalves Dias da UniverCidade
                                           
Diante de tantas mentiras e da falta de carácter do Grupo Galileo, os estudantes durante nova manifestação realizada dia 02 de Maio em frente a sede da Galileo, em assembléia, resolveram ocupar a entrada do prédio até que o Reitor, que na época era Wanderley Cantieri,  recebessem um grupo de alunos para uma  reunião afim de decidir a situação das instituições. A ocupação ocorreu por volta das 20hs. O Reitor só queira receber 03 alunos, mas os estudante recusaram e fizeram uma contra-proposta, onde iriam 1 aluno de cada campi da UniverCidade e 1 aluno da GF. Depois de 3 horas de negociação, o Reitor aceitou a contra- proposta dos alunos. A reunião se iniciou as 23hs e terminou 02:30hs. Foram firmados vários comprometimentos da Galileo junto aos estudantes.






Alunos em frente a reitoria da UniverCidade

Alunos da UC dentro do prédio da reitoria

Durante a greve, o dono da Galileo, Marcio André Mendes Costa, estava em Paris viajando a lazer. Um verdadeiro ABSURDO e falta de COMPROMETIMENTO com os Professores, Alunos e Funcionários.

http://www.professorbrasileiro.blogspot.com.br/2012/05/novo-reitor-para-univercidade-mensagem.html

Perfil do Marcio André no Facebook com fotos comprovando a sua ida à Paris.
https://www.facebook.com/marcioandre.mendescosta


Como já era de se esperar, nenhum dos comprometimentos firmados com o Reitor Wanderley Cantieri foi cumprido, acarretando a continuidade da greve.

http://www.opinologo.com.br/2012/05/galileo-educacional-descumpre-pagamento.html

http://oglobo.globo.com/educacao/alunos-da-gama-filho-protestam-contra-nova-administracao-4913168


http://oglobo.globo.com/educacao/sem-aulas-alunos-da-univercidade-vao-entrar-na-justica-pedindo-reparacao-financeira-4734227


http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-mai-03-cidade.php


Enquanto isso, a Galileo trocava suas "peças" mais desgastadas por causa da greve. Não existia uma pessoa que fosse responsável em resolver as questões dos estudantes e professores. Todos eram omissos, só viviam de promessas, sempre com mentiras esfarrapadas, não apresentavam um planejamento de pagamentos e aulas para que a greve terminasse.

http://www.opinologo.com.br/2012/05/univercidade-promove-mais-uma-danca-das.html

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-mai-09-assembleia-cidade.php


http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-mai-10-ato-estudantes.php


http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-mai-16-assembleia-cidade.php


A luta dos alunos continuava. A cada dia o movimento ganhava mais força, mais alunos participavam das manifestações. Outras faculdades também eram solidárias com a causa, como a UFRJ, UFF, UERJ, FACHA, entre outras. Então, no dia 17 de Maio, ocorreu mais uma manifestação em frente a cede da Galileo. Palavras de ordem como "MÃOS AO ALTO, A GALILEO É UM ASSALTO!", "EU PAGO, NÃO DEVERIA, EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!", "O PROFESSOR É MEU AMIGO, MEXEU COM ELE, MEXEU COMIGO", entre outras, foram entoadas durante toda a manifestação. Os alunos tinham solicitado uma reunião com o novo reitor que acabara de assumir,  Reitor Fernando Braga, para tentar arrancar uma atitude da Galileo. O Reitor se recusou a receber os alunos. Então, diante de mais um descaso da Galileo, os alunos em nova assembléia realizada no local, decidiram acampar em frente ao prédio, até que a situação da UC fosse resolvida. Foram levadas barracas, colchonetes, cobertores, comida, água, fogão, entre outras coisas. Era de fato um acampamento, só que na calçada do prédio. Foi a atitude mais radical tomada pelos estudantes, cientes de todos os perigos que poderiam enfrentar. Nosso engajamento com a causa da UC era tão grande, que não nos preocupávamos tanto com nossa saúde, segurança e bem-estar. O que mais queríamos era resolver a questão dos professores, que recebessem os seus salários afim de voltarem as salas e o período recomeçasse.















No primeiro dia de acampamento, às duas horas da manhã, o ex reitor Wanderley Cantieri, que ainda estava na cede com medo dos estudantes, lembrando que o prédio ficava aberto até às 20 horas, resolveu sair e ir embora. Todos nós fomos em cima dele e exigimos uma solução o mais rápido possível para o fim da greve. Nada foi dito da parte dele, com exceção da autorização de utilizar o banheiro do prédio, pois nós  tínhamos pedido.

Segue o link com o vídeo do momento em que o ex reitor Wanderley Cantieri resolve sair do prédio e se depara com os alunos:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=P2OBuMrs-ek


Foram cinco dias (17,18,21,22 e 23) de acampamento. A rua era totalmente deserta na parte da noite/madrugada. Sofríamos com o frio, a sujeira da rua, a insegurança e uma série de outros fatores aos quais estávamos expostos. Foram criados turnos para que o acampamento continuasse firme até a conquista do nosso objetivo. A grande maioria dos alunos que estavam no acampamento trabalhavam e não podiam ficar todo o tempo. Comerciantes da rua nos davam comida e bebida para continuar mobilizados, sensibilizados com a atitude dos alunos. Muitos professores também passavam por lá, nos dando mais mantimentos, nos incentivando com palavras de força e amigas. Muitas pessoas que passavam não acreditavam no que estava acontecendo, ficavam impressionados. Apesar de tantos contra-tempos e adversidades, nós não desistimos. Alguns alunos que estavam no acampamento sofreram crises alérgicas, pneumonia, rinite, mas ainda sim continuávamos mobilizados e unidos.

http://www.opinologo.com.br/2012/05/univercidade-alunos-ocupam-por-mais-de.html

http://www.opinologo.com.br/2012/05/univercidade-alunos-voltam-acampar.html

http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/2012/05/sem-salario-nao-tem-trabalho-aviso-aos.html


Até que no dia 23 de Maio, em nova assembléia dos Professores realizada no Sinpro-Rio, foi aprovado o encerramento da greve. Muitos professores, sensibilizados com o apoio dos alunos, votaram a favor do fim da greve, mesmo não tendo sido atendidos em todas as suas reivindicações. As condições de retorno das aulas era o pagamento dos salários de Março e Abril mais 33% das férias de Janeiro. No entanto, só tinham recebido uma parte de Abril e todo o mês de Março.

http://www.opinologo.com.br/2012/05/univercidade-termina-greve-dos.html

http://www.professorbrasileiro.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-05-29T10:53:00-03:00&max-results=1

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-mai-23-assembleia-cidade.php


Depois de 40 dias de greve, a batalha tinha sido vencida. Depois de tanto esforço, tanta luta, os Alunos e Professores poderiam voltar as salas de aula e reiniciar o período. Ainda assim, não sabíamos o que esperaríamos no futuro. Então no dia 02 de Junho, em assembléia geral dos estudantes na cede da UNE (Praia do Flamengo, 132 - Flamengo) , foi fundado o DCE (Diretório Central dos Estudantes) com objetivo de defender, lutar, exigir e fazer cumprir todos os direitos dos discentes, além de buscar melhorias na Instituição, integrar o corpo discente com o docente, criar eventos políticos, sociais e culturais.

No dia 26 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ensino Superior do Rio de Janeiro, com o objetivo de apurar denúncias relativas às irregularidades cometidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. 

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-jul-25-cpi.php


No dia 15 de Junho, em meio as provas A1 da UC, a Unidade Carioca tinha sido lacrada, com alunos dentro da sala de aula fazendo provas, pela justiça por falta de pagamento ao Metrô Rio pelo aluguel do espaço. Já começava uma nova onda de insegurança na UniverCidade.

http://www.opinologo.com.br/2012/06/univercidade-unidade-carioca-e-lacrada.html

http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/2012/06/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html


Enquanto isso, a CPI estava acontecendo e várias irregularidades forma constatadas em diversas universidades do Rio além da UC e UGF. Só como exemplo, a Universidade Cândido Mendes possui uma dívida trabalhista de R$ 50 milhões, por não repassar as verbas para o INSS e FGTS. O DCE estava presente em todas as reuniões na ALERJ. O ex-presidente da Galileo, Márcio André Mendes Costa, foi convocado diversas vezes para depor na CPI, mas nunca apareceu, se tornando um foragido. 

http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/2012/09/cpi-da-educacao-alerj-rj-grupo-gestor.html

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-ago-16-cpi.php

http://www.opinologo.com.br/2012/09/novo-capitulo-da-novela-mexicana-grupo.html

http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-09-20T17:43:00-03:00&max-results=1&start=1&by-date=false

http://www.opinologo.com.br/2012/09/cpi-da-educacao-privada-na-alerj-ameaca.html


No dia 20 de Outubro, a Revista Veja, através do seu site, publicou uma matéria onde uma empresa de táxi-aéreo de Brasília estaria cobrando da Galileo Educacional despesas (foto) com viagens no valor de R$ 159 mil, aproximadamente, realizadas pelos ministros Ricardo Lewandowski e José Antonio Dias Toffoli do Supremo Tribunal Federal (STF).

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/judiciario/lewandovski-e-dias-toffoli-tem-jatinhos-executivos-pagos-por-universidade/

http://www.opinologo.com.br/2012/10/ligue-o-taximetro-piloto.html




A UniverCidade continuou a atrasar os pagamentos dos professores e alguns funcionários, não tinham pagado o 13° salário de 2007 e o FGTS dos docentes. No dia 29 de Outubro, os professores haviam realizado uma paralisação de 01 dia por conta dessa situação. 

http://www.opinologo.com.br/2012/10/univercidade-professores-fazem.html

http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/2012/10/cpi-da-educacao-superior-privada-ouve_25.html



No dia seguinte, 30 de Outubro, a Unidade Metrô Carioca foi fechada devido uma ordem de despejo emitida a UniverCidade por conta de débitos não pagos. Os alunos estavam em período de prova e foram pegos de surpresa. As aulas foram alocadas nas Unidades Gonçalves Dias (UC) e Candelária (UGF) (fotos).

http://www.opinologo.com.br/2012/10/univercidade-professores-fazem.html

http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/11/08/no-rio-justica-lacra-universidade-em-estacao-de-metro-e-afeta-mais-de-mil-alunos.htm


Unidade Candelária

Comunicado "extra-oficial" da UniveCidade


Relação com a distribuição das aulas

Ainda no final de Outubro, a presidência da Galileo Educacional mudou novamente, agora para o comando de Adenor Gonçalves, pastor da Igreja Batista e empresário nas áreas de comunicações, petróleo, construção civil, agronegócios e hospitalar. Além disso, um novo presidente foi nomeado, Alex Klyemann Bezerra Porto de Farias, advogado e dono da PORTO FARIAS & ADVOGADOS ASSOCIADOS. 


Perfil de Alex Porto do LinkedInhttp://br.linkedin.com/pub/alex-porto-farias/2b/8ab/3a8 


Site do Adenor Gonçalves: http://www.adenorgoncalves.com.br

Esse link tem alguns dos processos que o Pastor está enfrentando na justiça. São um pouco mais de 70 processos. http://vergonhacvb.wordpress.com/2012/07/03/ecos-de-corrupcao/


Matéria do site Opinólogo e Jornal do Commercio sobre a mudança da presidência da Galileo Educacional:

http://www.opinologo.com.br/2012/11/agora-deus-esta-no-comando-da-galileo.html

http://www.opinologo.com.br/2012/11/galileo-educacional-e-adquirida-por.html

http://www.jcom.com.br/colunas/142746/Deu_pane_na_Galileo


O final do período estava próximo, mas a tranquilidade parecia estar longe. A Galileo continuava a atrasar os pagamentos dos professores sem nenhum aviso. Os docentes faziam o que podiam para pressionar a mantenedora a cumprir com sua obrigação de pagar o que era devido. Chegaram a segurar as notas das provas A2. (links)

http://www.opinologo.com.br/2012/11/alunos-da-ugf-e-da-univercidade-podem.html

http://www.opinologo.com.br/2012/11/univercidade-professores-pretendem.html

http://www.opinologo.com.br/2012/11/professores-da-ugf-vao-paralisar.html 

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2012-nov-23-assembleia-univercidade.php


Então o ano de 2012 chegou ao fim. 2013 se iniciou da mesma forma que o ano anterior: Novas demissões, atraso no pagamento dos Professores e Funcionários, dificuldade em realizar reuniões com a presidência e novos aumentos abusivos de mensalidade.

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2013-jan-11-demissoes-grupo-galileo.php

http://www.opinologo.com.br/2013/01/numero-de-demitidos-pelo-grupo-galileo.html

http://www.opinologo.com.br/2012/12/grupo-galileo-demite-cerca-de-50-pessoas.html

http://www.opinologo.com.br/2013/02/um-drama-que-parece-nao-ter-fim.html

http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/2013/01/galileo-pagamento-dos-475-do-salario-de.html

http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/2013/02/segunda-feira-4-de-fevereiro-de-2013-50.html

http://extra.globo.com/noticias/economia/universidades-reajustam-as-mensalidades-em-ate-30-sao-investigadas-em-cpi-7723000.html



Novamente, Alunos e Professores da UC e UGF iniciaram movimentações para exigir os seus direitos. Os Alunos foram até a ALERJ e ao prédio da Galileo pressionar os gestores para que pagassem os professores.

http://www.opinologo.com.br/2013/02/parando-o-que-ainda-nem-comecou.html

http://www.opinologo.com.br/2013/02/ugf-alunos-fazem-manifestacao-na-alerj.html

http://oglobo.globo.com/educacao/alunos-protestam-contra-problemas-na-gama-filho-7679608



Alunos na escadaria da ALERJ


Alunos em frente a sede da Galileo Educacional

Igor Mayworm (esquerda) e Daniel Iliesco (Direita) conduzindo a  manifestação em frente a sede da Galileo


As unidades Praça XI, Freguesia, Méier e Campo Grande foram fechadas praticamente da "noite para o dia". A unidade Praça XI, que também pertencia ao Metrô Rio, foi fechada também por ordem de despejo, com a mesma justificativa da unidade Metrô Carioca, por conta de débitos não pagos. A mesma coisa aconteceu com a unidade Freguesia, que pertencia ao Shopping Quality. A UniverCidade possuía um grande débito com o Shopping, que exigiu a reintegração do espaço. Também por possuir uma dívida com o proprietário do prédio, a unidade Campo Grande foi fechada. A unidade Méier foi fechada pela precariedade das instalações.

Todos os alunos dessas unidades foram alocados na unidade Madureira, sem opção de escolher outra unidade, se sentindo obrigados a assinar o "termo de transferência". Grande parte dos alunos tiveram  prejuízos como aumento no gasto da passagem, aumento no tempo de chegada a faculdade, entre outras coisas. Os cursos de Biologia Ambiental e Enfermagem foram FECHADOS sem aviso prévio aos alunos, onde os alunos foram transferidos para a Gama Filho, através de transferência interna.

No dia 26 de Fereveiro, o presidente Alex Klyemann Bezerra Porto de Farias foi depor na CPI do Ensino Superior Privado, onde assumiu que a UC e UGF juntas possuem uma dívida de R$ 900 Milhões e uma receita de R$ 11 Milhões. A partir desse dia, ficou comprovado que a Galileo Educacional (GALILEO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS S/A) não tinha nenhuma competência administrativa e muito menos interesse na educação superior. Eles estão ROUBANDO o dinheiro das nossas mensalidades, que são pagas com muito suor todos os meses. Uma verdadeira CANALHICE cometida pelo Grupo Galileo aos Estudantes, Professores e Funcionários das duas instituições.

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2013-fev-28-cpi26.php

http://extra.globo.com/noticias/economia/universidades-privadas-tem-mais-de-1-bilhao-em-dividas-tributarias-trabalhistas-7730305.html

http://oglobo.globo.com/educacao/alunos-protestam-contra-problemas-na-gama-filho-7679608

http://oglobo.globo.com/rio/crise-financeira-poe-em-risco-formacao-de-estudantes-na-gama-filho-na-univercidade-7822817

http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/02/26/alunos-de-medicina-da-gama-filho-continuam-sem-saber-onde-farao-aulas-praticas.htm

http://www.opinologo.com.br/2013/02/cade-o-mec.html

http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-03-11T15:32:00-03:00&max-results=1&start=2&by-date=false

http://extra.globo.com/noticias/economia/alunos-da-gama-filho-da-univercidade-pagam-mensalidade-mas-ficam-sem-aulas-7835214.html


No dia 01 de Março, Alex Porto enviou um comunicado por email para todos os professores com mais uma desculpa pelo atraso nos pagamentos dos salários, colocando a culpa no depoimento prestado na CPI e ao Movimento Estudantil.

Leiam o comunicado na íntegra:
http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-03-04T23:16:00-03:00&max-results=1&start=5&by-date=false

http://www.opinologo.com.br/2013/03/estudantes-vao-pressionar-o-mec-se.html


Então, no dia 07 de Março, a UniverCidade e Gama Filho deflagraram mais uma greve a partir do dia 11 de  Março.

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2013-mar-07-univercidade.php

http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2013-mar-08-ugf.php

http://adgfdocentes.blogspot.com.br/2013/03/sem-salarios-sem-aulas-deflagrada-greve.html


http://oglobo.globo.com/educacao/universidade-gama-filho-univercidade-entram-em-greve-7813638?fb_action_ids=385751521522041&fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

http://www.opinologo.com.br/2013/03/professores-da-univercidade-e-da-gama.html


Diante de tanto descaso do Ministério da Educação (MEC), os Alunos da UC e UGF estão se unindo e articulando um pedido de intervenção do MEC nas duas faculdades, com objetivo de retirar a Galileo Educacional da "mantença" das mesmas.

http://www.opinologo.com.br/2013/03/cremerj-pedira-ao-mec-intervencao-na-ugf.html

http://www.opinologo.com.br/2013/03/estudantes-vao-pressionar-o-mec-se.html


http://oglobo.globo.com/rio/deputado-de-cpi-vai-pedir-intervencao-do-mec-na-gama-filho-7834601


http://www.camedugf.com/url-1356270727/crm-apoia-proposta-de-intervencao-da-gama-filho.html


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=m7TJjdqXtUQ


Já existe uma petição pública pedindo a intervenção do MEC:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=UGF2013


A intervenção consiste em retirar a mantenedora, no caso a Galileo Educacional, por um período determinado pelo MEC, com a possibilidade de volta mediante apresentação de um plano sólido para a mantença das faculdades, coisa que NUNCA existiu por parte da Galileo. Feita a intervenção, o MEC monta uma comissão para administrar a faculdade e faz uma avaliação nas contas da mesma, organizando de  forma a sanar todos os problemas financeiros.
Terminado o período de intervenção, caso a mantenedora não consiga apresentar um plano administrativo consistente e viável, existe uma possibilidade de federalizar as faculdades.

Centro Acadêmico Albert Sabin de Medicina da Gama Filho (Camed) enviou um dossiê para Brasília, que chegou nas mãos do Senador Alvaro Dias (PSDB-PR), contendo dados de supostas irregularidades no curso de Medicina.

No dia 13 de Março, em assembléia da Associação Docente da Gama Filho (ADGF) realizada no campi Piedade, um representante enviado pela Galileo, Marcelo Guimarães, advogado e diretor da Galileo, tentou explicar uma planilha de pagamentos que serviu como proposta aos Propostas. Marcelo, que ficou 3 dias elaborando essa planilha (palavras dele), de onde viriam os recursos para viabilizar a proposta, não conseguiu responder  aos questionamentos dos Professores, enfim, não soube explicar NADA.

Segue a ata da assembléia com detalhes da reunião:
http://adgfdocentes.blogspot.com.br/2013/03/sem-salarios-sem-aulas-galileo-nao.html


Portanto, esses são todos os acontecimentos até hoje que surgiram desde a entrada da Galileo Educacional, que de "educacional" não tem NADA, na mantença da UniverCidade e Universidade Gama Filho, com foco maior da postagem na UniverCidade. Alguns "assuntos pontuais" podem ter sido esquecidos nessa postagem, mas nada que possa interferir na compreensão dos fatos. Caros Alunos, Professores e Funcionários, estamos diante de um verdadeiro DESCALABRO causado pela Galileo Educacional. A situação está em um patamar nunca antes visto, e para que possamos sair vencedores dessa "guerra " precisamos nos unir. A UNIÃO é a "palavra chave" nesse momento. Juntos podemos conseguir expulsar esse "mal" que acabou entrando em nossas faculdades e também nas nossas vidas. Professores e Funcionários, tantos anos de dedicação, aprendizado e amor foram depositados nessas instituições, e vamos ficar olhando tudo isso acontecer?! Não podemos deixar que acabem com nossas faculdades! Unidos vamos vencer! Vejo que essa movimentação de união dos Professores e Funcionários já está começando na UC e UGF.

Aos Professores que ainda continuam a dar aula, mesmo a greve tendo sida deflagrada, eu tenho um pedido a fazer:
Por favor, unam-se ao movimento dos Professores e Alunos, façam com que ele seja GRANDE, COLETIVO, façam parte dessa verdadeira REVOLUÇÃO na história das instituições! Cada um tem sua opinião e posicionamento sobre essa situação, respeito e tenho um carinho e admiração enorme por todos,  são nossos AMIGOS, TIOS, AVÓS e porque não PAIS quando estamos dentro da sala de aula. Nos aconselham, ensinam e educam para tornarmos CIDADÃOS com opinião dentro da sociedade, agentes transformadores dentro de uma empresa e também dentro de nossas famílias. Se não concorda com a greve, por favor, não dê aula. Isso deixa o movimento fraco. Mesmo em greve, alguns alunos que ainda não entendem ou não querem participar da luta, vão a faculdade querendo aula.  Eu peço encarecidamente que o senhor não dê a aula, que não dê em respeito aos outros colegas que estão enfrentando dificuldades por ter a maior parte da sua renda concentrada na UC e UGF, em respeito aos alunos que estão nas ruas brigando contra essa mantenedora SAFADA que está tentando destruir o nosso sonho da graduação e se enriquecendo com o nosso dinheiro. Já estamos cansados de tantas MENTIRAS e HIPOCRISIA desse grupo CORRUPTO

Também gostaria de fazer um adendo em referencia a uma "Nota de Esclarecimento" publicada por nós do DCE UniverCidade:

Caros Professores, quando foi dito que "...O DCE DEIXA CLARO QUE NÃO APOIA A GREVE, POIS ESSA VAI CONTRA OS INTERESSES DO CORPO DISCENTE..." foi na intenção de dizer que a GREVE em si, sem mencionar os motivos que levaram a tal atitude, prejudica os alunos, pois os mesmos desejam ter aulas e a greve significa a interrupção das mesmas. Agora, em MOMENTO ALGUM, EM NENHUMA CONJUGAÇÃO OU TEMPO VERBAL, LOCUÇÃO ADJETIVA OU PREPOSITIVA, SEJA LÁ O QUE FOR, NÃO SOMOS CONTRA os Professores, muito pelo contrário, sempre lutamos por vocês e isso ficou bem claro em todas as manifestações desde a 1° em Janeiro de 2012. Jamais vamos ser contra nossos Mestres. Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas por vocês e acredito que mais do que nunca essa luta é tem que ser marcada pela UNIÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS. Quando o Professor participa das manifestações juntamente com os Alunos, ela ganha uma força maior ainda, uma motivação acima do normal. Isso é fato. O que nós alunos queremos é que vocês professores participem mais conosco, que compareçam mais as manifestações para quando nós cantarmos "O PROFESSOR É MEU AMIGO, MEXEU COM ELE, MEXEU COMIGO" vocês estejam ao nosso lado ouvindo e cantando junto. Essa afirmação na "Nota de Esclarecimento" pode parecer ambígua, mas o sentido que gostaríamos de ter passado era esse que acabei de explicar. Se não consegui explicar e transmitir a intenção que tínhamos, me desculpem.


Aos Alunos que ainda não conhecem a situação que se encontra as nossas faculdades, acredito que essa postagem possa ser bem esclarecedora, haja visto o tamanho a sua extensão. Eu convido vocês a lutarem conosco, a brigar pelos nossos direitos, pois se VOCÊS não lutarem pelos seus, NINGUÉM irá lutar por eles! Mesmo aqueles que não pagam diretamente, os bolsistas, estão pagando indiretamente através dos impostos. Alunos do Prouni, que estão com medo de perderem suas bolsas por uma possível exposição na mídia, fiquem tranquilos que isso não vai acontecer! Essa bolsa foi conquistada com muito suor e nenhum instituição de ensino pode tirá-las de vocês! Essa luta é de TODOS! Já estamos cansados de tantas mentiras e trocas de reitor e direção. Vamos dar um BASTA nessa situação!

Fica aqui o convite a todos os Estudantes da UniverCidade a participarem da Assembléia Geral dos Estudantes, que irá acontecer hoje, dia 18 de Março na Unidade Piedade da Gama Filho, às 18hs no auditório MR, 8° andar. É de suma importância a presença de todos os estudantes, pois nessa assembléia será decidido os próximos passos do Movimento Estudantil.

Segue o link do evento criado no Facebook para a Assembléia Geral dos Estudantes:
https://www.facebook.com/events/568443733174822/



Meu nome é Rômulo Calista de Sena, 23 anos, cursando o 8° período de Administração na UniverCidade e Diretor Financeiro do DCE Sete de Setembro da UniverCidade.
O meu maior sonho hoje é: Concluir a minha graduação e mandar a Galileo Educacional pra P...............!!!!! (Vocês entenderam)



Como já dizia Rui Barbosa: "Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles"



Perfil do DCE Sete de Setembro no Facebook:
https://www.facebook.com/dce.univercidade
Email do DCE:
dceuc2012@gmail.com


Páginas com informações OFICIAIS sobre a greve:
http://www.opinologo.com.br
http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/
http://adgfdocentes.blogspot.com.br/
http://www.sinpro-rio.org.br/home/




"Saudações a quem tem coragem!"




9 comentários:

  1. Depois dessa reportagem, se alguém vier me dizer que não está sabendo do que está acontecendo, mando pro inferno ! Publicação perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Ok Rômulo, entendi perfeitamente AGORA tudo o que está acontecendo na UC. Mas fica uma dúvida permeando meus pensamentos... entrei agora em 2013 na UC, fui OBRIGADA a pagar integralmente TODAS as mensalidades, coisa que antes eles "parcelavam" até mesmo pra beneficiar os alunos, pois nem todos tem poder aquisitivo alto, mas temos sonhos. O que gostaria de saber é se corremos o risco da GALILEO fechar as portas, deixando assim, quem está ingressando agora na UC e até quem já está se formando "com uma mão na frente e outra atrás". O que pode acontecer? falência? pagarmos em dia e perdermos esse período? Ligo pra coordenadora do meu curso e ela só diz pra aguardarmos... muito blá, blá, blá e NENHUMA resposta realmente concreta, ainda teve a discrepância de me dizer que " a greve começou há uma semana... calma!!!" Como assim calma? os boletos não param de chegar e estão sendo pagos em dia, disse a ela, que me respondeu somente que " no dia 19/03/2013 haverá outra assembléia e TALVEZ tudo irá se regularizar". É assim que nos tratam, já fiz denuncias no MEC e eles tem a cara de pau de dizer que NÃO SABEM DE NADA!!!! Só peço a você, ou a alguém que saiba e possa por gentileza me esclarecer as questões que citei acima. Grande abraço... e seguimos na luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "anônima"! Essa história de "falência" é TOTALMENTE MENTIRA! A Galileo possui recursos suficientes para administrar tanto a UniverCidade e a Gama Filho. Não o faz por pura sacanagem. É um ROUBO DESCARADO que está acontecendo nesse momento.Esqueça essa história de "falência" e fique um pouco mais tranquila pois isso não irá acontecer.
      Os coordenadores dos cursos e atendentes da central da UniverCidade foram orientados a não se pronunciar sobre a greve e sobre tudo o que está acontecendo. São apenas "bonecos", "marionetes" que fazem o que lhes é mandado. Eu sugiro a você que não perca mais o seu tempo ligando, pois provavelmente irá se aborrecer mais ainda.
      O MEC é omisso! Fato! Mais por pouco tempo. Acredito que em breve vamos ter notícias muito boas sobre essa situação.

      Desde já deixo o convite para participar da nossa Assembléia Geral dos Estudantes que irá acontecer no dia 21/03, quinta-feira, às 18:30hs.
      Lá vamos explicar mais sobre o que está acontecendo e vamos decidir os próximos passos do nosso movimento e discutir principalmente essa questão do "PAGAMENTO DAS MENSALIDADES".

      Abraço.

      Excluir
    2. Recursos suficientes para administrar a Galileo tem, mas o objetivo deles era comprar as faculdades, roubar, fechá-las e não pagaros impostos, como todo bom filho da puta.
      Aqui está o requerimento de falência que foi distribuído em fevereiro.

      http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?v=2&numProcesso=2013.001.050622-4

      Excluir
  3. Está aí a verdade. Não é preciso mais nada. Alguns links ficaram fora do ar, mas isso não importa pq a mensagem já foi passada de forma plena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Se o link não pegar, é só copiar e colocar na "barra de endereço" do navegador. As vezes o problema é no próprio navegador.

      Excluir
  4. Caraca, eu não sabia de tudo isso. nossa! vou repassar o link.
    Obrigada pelas informaçoes.
    E eu e muitos amigos tbm so queremos terminar o semestre.

    vamos q vamos todos unidos, bjos!
    Sheila Licht

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Sheila, divulgue a todos os seus amigos.
      Vamos a Luta!

      Excluir
  5. https://www.facebook.com/groups/uni.alunos/450880078326151/?notif_t=group_comment_reply

    grupo oficial no facebook

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!