terça-feira, 19 de março de 2013

Resumo da Assembléia Geral dos Estudantes da Universidade Gama Filho

Ontem, dia 18/03, segunda feira, às 18h, foi realizada a Assembléia Geral dos Estudantes da Universidade Gama Filho. O DCE da UniverCidade estava presente, demonstrando que o Movimento Estudantil das duas faculdades está unido. Houve a participação de diversas entidades como: UNE, UEE-RJ, OAB, SINPRO-RIO, CREMERJ, ADGF, CAMED-UGF e também representantes dos Deputados Federais Jandira Feghali e Chico Alencar, além da Deputada Estadual Enfermeira Rejane.

A assembléia teve como pauta:

1- Campanha pela intervenção do MEC na UGF e UC e pela cassação da homologação do grupo Galileo Educacional como mantenedora de ambas as instituições de ensino.
2- Greve estudantil para a formalização do congelamento do calendário acadêmico.
3- Organização do DCE (Diretório Central dos Estudantes)
4- Medidas judiciais de luta como depósito em juízo.
5- Calendário de lutas do movimento estudantil.
Depois de muitos debates, a Assembléia deliberou as seguintes propostas:


1- Realizar uma campanha pela intervenção do MEC na UGF e UC e pela cassação da homologação do grupo Galileo Educacional como mantenedora das IES (Instituições de Ensino Superior).

2- Deflagração de uma greve estudantil em virtude da omissão até o momento do Ministério da Educação (MEC) e pela formalização do congelamento do calendário acadêmico, pois existem pouquíssimos professores que estão furando a greve o que só prejudica aos estudantes. (Vale citar que o Curso de Direito ainda não paralisou as suas aulas)

3- Criação do DCE-UGF com a indicação de um membro de cada CA (Centro Acadêmico) dos cursos,  que representará frente a justiça, o MEC, a reitoria e a mantenedora durante a greve. Logo após o término da greve essa comissão gestora terá a tarefa de organizar um processo eleitoral para a diretoria do DCE-UGF.

4- Seguindo o conselho do advogado da OAB presente, Dr. Carlos Henrique, foi decidido primeiro montar o DCE-UGF e na próxima assembléia que será na próxima segunda, dia 25/03 às 18h na Piedade, deliberar sobre ações judiciais coletivas, depósito em Juízo ou não pagamento mediante a garantia judicial para tal fato.

5- Também foi definido um calendário de lutas, que começa pela ida de 4 estudantes a Brasília, que se reunirão hoje, terça feira (19/03), com um assessor do Ministro da Educação e vão exigir uma audiência dos estudantes com o ministro. Foi marcada uma manifestação hoje em frente ao Copacabana Palace, com início às 9h. E assim que for agendada a votação do relatório da CPI do ensino superior na ALERJ, será realizada uma grande manifestação para aprovar um relatório favorável a nossa luta.


Logo após a Assembléia, todos os presentes fizeram uma curta manifestação, que durou aproximadamente 40 min, em frente a faculdade. A polícia compareceu até o local para garantir a passagem dos carros que ficaram parados devido o fechamento da rua.

Abaixo estão algumas fotos e vídeos da Assembléia e da manifestação:

Assembléia Geral dos Estudantes da UGF na entrada do campus Piedade


Panorama da Assembléia: Adesão maciça dos Estudantes

Momento da manifestação na rua que fica em frente a faculdade


Formou-se um longo engarrafamento devido ao fechamento da rua.

Link de alguns vídeos da Assembléia e manifestação:






Na próxima segunda feira, dia 25/03 às 18h, na entrada do campus Piedade, será realizada uma nova Assembléia Geral dos Estudantes, onde serão debatidos os seguintes temas:

-Ida de diversos estudantes a Brasília para audiência com o Ministro da Educação, Aluízio Mercadante;
-Depósito em juízo ou não pagamento das mensalidades, mediante resolução judicial que respalde os alunos;
-Criação de uma Associação de Pais e Mães de alunos da UGF
-Calendário de luta dos estudantes


Abaixo está o link do Facebook da próxima Assembléia dos Estudantes:

É FUNDAMENTAL a participação de TODOS OS ESTUDANTES não só da UGF como também da UC. O movimento está unido e a nossa luta é para ARRANCAR a GALILEO EDUCACIONAL da mantença das nossas faculdades. Contamos com a presença de todos!



Perfil do DCE da UniverCidade no Facebook:
https://www.facebook.com/dce.univercidade
Email do DCE:
dceuc2012@gmail.com




"Saudações a quem tem coragem"

Um comentário:

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!