quarta-feira, 10 de abril de 2013

DCE-UC em Brasília

Como prometido anteriormente pelo Blog do DCE-UC, aqui está o registro do nosso Diretor Geral, Bruno Amaral, que nos representou na viagem até Brasília, ocorrida no dia 03/04. Desde já pedimos desculpas pelo atraso na postagem, mas só agora o depoimento foi finalizado.

Segue abaixo o relato do Diretor Geral do DCE-UC:

"Na última quarta-feira, dia 03/04, o DCE UC através do representante Bruno Amaral, embarcou para Brasília na esperança de conseguir a tão esperada reunião com o Aloizio Mercadante, atual Ministro da Educação. Devido a compromissos que não puderam ser desmarcados com a presidente Dilma, o Ministro não esteve presente em Brasília e infelizmente a reunião não ocorreu. 

Durante uma das reuniões plenárias do dia, conseguimos que membros da Comissão Parlamentar de Educação viessem ao Rio de Janeiro na segunda-feira, dia 08/03, para que enxergassem de perto e ouvissem de alunos, professores e funcionários o que estes vivenciam diariamente e o quanto essa greve nos afeta. Esse encontro seria feito nesta segunda no Campus Piedade da Universidade Gama Filho às 16 horas. A comissão viria ao Rio de Janeiro, porém após diversas tentativas sem sucesso de contato com o Grupo Galileo esse encontro foi adiado e será remarcado.


Em reunião realizada com os deputados que formam a Comissão de Educação, o DCE-UC, DCE-UGF e CAMED (UGF) expuseram os problemas das duas Instituições. Os deputados ficaram bem assustados com os nossos relatos. Não acreditaram como as situações estão sendo conduzidas, a quantidade de unidades da UniverCidade que foram fechadas durante os dois anos de mantença da Galileo Educacional sem ao menos com que tivéssemos alguma satisfação, a troca de alunos entre UC e a UGF que estão acontecendo devido ao fechamento de cursos na UniverCidade e por estarem ocorrendo de forma arbitrária e principalmente o número de demissões de professores sem que o quadro docente fosse reposto.


Conversando informalmente com deputados, estes afirmaram que se hoje chegamos ao ponto que chegamos, foi apenas devido a total omissão do MEC durante todo este tempo. O MEC possui sim competência e ferramentas para intervir em nossa situação. Lembrando que o MEC é um órgão que regula tanto o ensino privado quanto o público.


O grupo que assumiu a mantença de nossa faculdade, chegou apenas para piorar o quadro que já não era muito bom. Precisamos urgente da intervenção e principalmente da união de todo o corpo discente e docente nessa luta."



Foto antes do embarque até Brasília

Chegada à Brasília

O Diretor do DCE-UC levou para Brasíla uma carta e várias fotos para entregar ao Ministro da Educação durante a reunião. Como está não ocorreu, esse material foi entregue aos deputados da Comissão de Educação, que ficaram perplexos com a situação da UniverCidade. Abaixo estão os links com a carta e as fotos enviadas:
http://dl.dropbox.com/u/93888161/Carta%20Mercadante.pdf
http://dl.dropbox.com/u/93888161/Fotos%20da%20UNIVERCIDADE.pdf 


Portanto, ficam aqui registrados os fatos que ocorreram na viagem até Brasília pelo Diretor Geral do DCE-UC.

Perfil do DCE-UC no FACEBOOK:
https://www.facebook.com/dce.univercidade

Email do DCE-UC:
dceuc2012@gmail.com


"Saudações a quem tem coragem"

5 comentários:

  1. Acabo de receber um e-mail da UniverCidade dizendo que o reinício das aulas foi ontem. O que não seria verdade já que a mesma ainda encontra-se em greve. Porém, os professores de Ipanema realmente voltaram a dar aulas, fora os que já estavam dando. Como ficam os alunos que não compareceram às aulas? Vão fazer prova mês que vem sem saber nada?
    Aguardo notícias sobre o congelamento do calendário. E tenho uma dúvida,e se os professores que estavam dando aula normalmente não quiserem repetir as aulas? Qual o procedimento que o aluno deve tomar?
    Grato a quem puder me esclarecer...

    ResponderExcluir
  2. Segue o e-mail enviado aos alunos e que vocês devem ter recebido também. Aliás, é o mesmo enviado aos alunos da UGF:

    Prezados Alunos,

    Inicialmente e mais uma vez pedimos desculpas pelos transtornos causados pela greve.

    Temos a grata satisfação de anunciar o reinício das aulas para quarta-feira, dia 10 de abril de 2013, quando será divulgado o novo Calendário Acadêmico.

    Ressaltamos que não haverá qualquer prejuízo no conteúdo dos cursos e todas as aulas serão devidamente repostas.

    Registramos que estamos em pleno processo de reestruturação, com o firme propósito de melhorar a qualidade de ensino e melhor capacitar nossos alunos para o mercado de trabalho.

    Cordialmente,
    GALILEO EDUCACIONAL
    Diretoria Executiva


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Grupo Galileo recebeu Comissão de Professores da UC, acompanhada do Sinpro-Rio ontem e entre os tópicos discutidos foi: "Em relação ao comunicado enviado na quarta-feira, afirmando sobre o fim da greve, a diretoria garantiu que esta informação não partiu da direção, dizendo, inclusive, que tal comunicado só causaria um prejuízo maior na situação, uma vez que os alunos perderiam tempo em comparecer às unidades."
      Essa foi a declaração de um professor da UC. Sexta-feira, dia 12/4 às 18h, será a próxima Assembléia dos Professores, na Sede do Sinpro-Rio

      Excluir
  3. Obrigado Rômulo, só fiquei em dúvida porque o próprio professor mandou e-mail dizendo que ontem daria aula e um inclusive marcou prova para o dia 16/05...

    ResponderExcluir
  4. Retirado do blog professor brasileiro:

    Anônimo11 de abril de 2013 13:00
    Recebi de furas greves:

    Prezado Professor,

    Em função dos problemas que estamos atravessando, achamos que seria muito importante nos reunirmos para avaliar a situação dos cursos de informática da UniverCidade.

    Sendo assim, convidamos você a participar da reunião agendada para o dia 11/04/2013, quinta-feira, às 18:30 horas, na Unidade Ipanema.

    Abraços,
    Prof. Carmen Queiroz, Prof. Thais Rosa e Prof. André Sobral

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!