terça-feira, 9 de abril de 2013

Resultado da Assembleia dos Professores da UC e alguns Esclarecimentos aos Estudantes

Ontem segunda feira, dia 08/04 às 18h, foi realizada a Assembleia dos Professores do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). O SindMed/RJ também compareceu à Assembléia. Muitos alunos estiveram presentes, acompanhando e encorpando o movimento dos Docentes da UC.

A Presidente do DCE-UC, Letícia Portugal, teve a oportunidade de fazer um pronunciamento à Assembleia. Na sua fala, foi mencionado a dificuldade que o DCE-UC teve para poder enviar um representante do diretório até Brasília, adquirindo uma dívida de curto prazo para a realização da viagem. Ainda durante a fala, os Professores foram convidados a participar da manifestação do dia 11/04, quinta feira, às 18h na sede da Galileo Educacional. Uma das frases ditas pela Presidente que foram impactantes à Assembleia foi: "...se é pra acabar com essa greve, que se acabe cortando o mal pela raiz!..." Se referindo à cassação da homologação da Galileo Educacional como mantenedora da UC e UGF e pela intervenção do MEC na UniverCidade.

Logo após o pronunciamento da Presidente, os Professores, em um ato de solidariedade ao DCE-UC, recolheram contribuições dos docentes presentes. Ao final da Assembleia, foi entregue a Presidente e o Diretor Financeiro do DCE-UC a quantia de R$ 781,00.
Abaixo está o "Orçamento de Caixa" atualizado com o montante doado ao Diretório.
http://dl.dropbox.com/u/93888161/Or%C3%A7amento%20de%20Caixa%20do%20DCE-UC%20-%2008_04_2013.pdf

Os Professores esclareceram e enfatizaram que o movimento de greve não está apenas envolvido na parte corporativista (recebimento dos salários, INSS, FGTS, Férias), mais também com o compromisso da melhora na qualidade do ensino superior privado.

Depois de muitos debates, os Professores deliberaram as seguintes propostas:

  1. Manutenção da greve e entrega de um documento ao Grupo Galileo exigindo reabertura das negociações, com participação da comissão tirada em assembléia;
  2. Acompanhamento do calendário de pagamento com reposição das perdas salariais;
  3. Reforma imediata das dependências e infraestruturas das unidades;
  4. Participação na reestruturação do calendário acadêmico;
  5. Estabilidade para os professores até junho de 2014;
  6. Pagamento integral dos salários a partir do próximo mês.
Segue o link do SINPRO-RIO com a publicação da decisão da Assembleia dos Professores da UC:
http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2013-abr-08-cidade.php

Agora, o DCE-UC vem fazer alguns esclarecimentos aos estudantes que estão se "movimentando" via FACEBOOK:

1- A GREVE ESTUDANTIL foi deflagrada em Assembléia no dia 21/03 por mais de 100 estudantes, com o objetivo de acabar com a omissão do MEC em relação a UniverCidade, pressionando-o pela intervenção na faculdade, pela cassação da homologação da Galileo Educacional como mantenedora da IS e pela formalização do congelamento do calendário acadêmico, garantindo que nenhum estudante seja prejudicado por não comparecer as aulas de alguns professores que estavam "furando" a greve.
Segue o link com a postagem do blog DCE-UC sobre a Assembléia supracitada:
http://dce-uc.blogspot.com.br/2013/03/resultado-da-assembleia-geral-dos.html

2- Ontem após a Assembléia dos Professores da UniverCidade, alguns alunos disseram que não participariam das Assembléias dos Alunos porque "possuíam opiniões contrárias e não queriam se expor". Mais uma vez, o DCE-UC convida a todos os estudantes, com opiniões contrárias ou não, a participar das Assembleias Gerais dos Alunos. Tudo que é decidido em Assembléia é amplamente discutido e esclarecido, fazendo com que as decisões ali deliberadas sejam as mais assertivas e coerentes com a situação. Não adianta reclamar via FACEBOOK e não comparecer às Assembléias e expor a sua opinião. Nenhum aluno tem as suas opiniões desrespeitadas. Todas são ouvidas e colaboram para o melhor funcionamento do DCE. Os alunos que possuem opiniões divergentes as deliberações tomadas em assembleia, pedimos encarecidamente que compareçam às próximas assembleias e às exponham.

3- Em relação a LEGITIMIDADE DO DCE, a formação do DCE-UC ocorreu após a greve do início de 2012. Existe um Edital de Convocação, divulgado no FACEBOOK e durante as nossas manifestações. A Assembléia que fundou o DCE é legitima e possui a Ata registrada em cartório. Temos a Ata de Posse, da Assembléia e um Estatuto, sendo que este ainda não possui registro, pois é necessário um endereço para a cede e o DCE está em negociação com o jurídico da UniverCidade para que ocorra a liberação da sala, já solicitada, na Unidade Madureira.
Assim que o DCE-UC foi fundado, todos os documentos, Atas e Estatuto, foram levados à reitoria para análise e esses foram aprovados. A reitoria da UniverCidade possui uma cópia do Estatuto e da Ata da Assembléia.
Um DCE para ser legitimo não precisa ser registrado. Nesse caso, somente poderá atuar dentro da IS na parte acadêmica. O registro confere "poderes" para que o DCE represente os estudantes fora da Instituição. Fato que ocorreu quando fomos até São Paulo no 61° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Nacional dos Estudantes (UNE), representados pela Letícia Portugal que é Presidente do DCE-UC, e fomos representados em Brasília pelo Diretor Geral do DCE-UC, Bruno Amaral. O registro é apenas uma formalidade.
A formação de DCEs, CAs, DAs é direito dos estudantes, previstos em lei, concluindo-se que NENHUMA INSTITUIÇÃO PODE SER CONTRA OU IMPEDIR A SUA FORMAÇÃO. Em 2009, estudantes da UniverCidade tentaram criar o DCE, mas foram impedidos pela faculdade, que antes era administrada por Ronald Levinsohn.
Portanto, o DCE-UC é legitimo para representar os estudantes da UniverCidade e assim fazemos. Independente dos que não se sintam representados, não existe nada que diga que nós não somos a representação dos estudantes nos cursos de graduação da UniverCidade. Assim como rege o nosso estatuto e sendo um dos princípios do DCE, NÃO TEMOS PARTIDO E MUITO MENOS ENVOLVIMENTO COM POLÍTICOS.
Abaixo está Lei N° 7.395, DE 31 DE OUTUBRO DE 1985, do ex-presidente José de Alencar, que confere esse direito aos estudantes.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7395.htm

4- Sobre o APOIO DA GREVE, fizemos inúmeras publicações dizendo que NÃO SOMOS A FAVOR DA GREVE, pois esta prejudica os interesses dos estudantes. Porém, somos solidários aos Professores até porque a maioria dos alunos da UniverCidade são trabalhadores, pagam suas mensalidades com sacrifício e reconhecem que as arbitrariedades cometidas pela Galileo Educacional contra os Docentes, que trabalham e não recebem, são extremamente imperdoáveis, comprometendo totalmente a qualidade do ensino prestado. O fato é que "não adianta aparar os galhos, é preciso cortar o mal pela raiz!"
Em 2012, após a greve, a Galileo fingiu que pagou, os Professores fingiram que receberam e nós estudantes fingimos que estava tudo bem. Não adianta os Docentes receberem os seus salários e os seus outros direitos não serem pagos para que, daqui a um mês, a greve voltar. A Galileo Educacional deve não só os salários mas como 13°, férias, FGTS, INSS há quase 10 anos.

5- Com relação à FALÊNCIA DA GALILEO, onde vários processos estão circulando via FACEBOOK (Links abaixo), o que acontece é que alguns dos credores da Galileo estão pedindo falência. Isso é comum no meio empresarial quando o não pagamento por compras ou transações realizadas, os credores entrem com o pedido de falência face aos seus devedores. A questão agora é saber se a justiça irá aceitar ou não o pedido.
http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?v=2&FLAGNOME&back=1&tipoConsulta=publica&numProcesso=2013.001.050616-9
http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?v=2&FLAGNOME&back=1&tipoConsulta=publica&numProcesso=2013.001.050622-4

Abaixo está uma postagem do nosso blog esclarecendo sobre as dívidas e situação financeira da Galileo Educacional.
http://dce-uc.blogspot.com.br/2013/03/esclarecimentos-sobre-galileo.html


Dia 11/04, quinta feira, às 18:30h na sede da Galileo Educacional, acontecerá uma nova manifestação dos Estudantes da UniverCidade, onde os Discentes da Universidade Gama Filho estão convidados.
Abaixo segue o evento criado no FACEBOOK sobre a Manifestação:
https://www.facebook.com/events/119327591591104/



Perfil do DCE-UC no FACEBOOK:
https://www.facebook.com/dce.univercidade
Email do DCE-UC:
dceuc2012@gmail.com


"Saudações a quem tem coragem"

9 comentários:

  1. sinceramente, estou esgoatada. Não avança nenhum em intervenção do mEC na UC ,a Gama , a galileo sequer respondeu as perguntas lhes foi dirigida e já com prazo vencido .Como está a real situação dos professores ? A maioria recebeu ? Falta pouco ou ainda muitos docentes receberem? A galileo se pronunciou ? enviou algum comprovante? As propostas dos docentes apresentadas são pertinentes, mas acredito euq algumas podem ser executadas ao longo do ano . Enfim, espero coer~encia em tudo isto. aluna

    ResponderExcluir
  2. Estamos TODOSSSS esgotados , sem aula todo esse movimento vai ao fundo do poço e ninguem vê isso ! Acabou o gás, se as aulas não voltarem não haverá mais força já que em meio as deficiências nasceu tanta indignação que originou o apoio ! Se a greve continuar a ADGF vai isolar e dispersar a todos !

    ResponderExcluir
  3. É por esse motivo que é importante as pessoas envolvidas, sejam alunos ou professores, participarem das assembléias e exporem suas opiniões ou votação. É sempre a mesma ladainha: ao final de cada Assembléia, começam a perguntar o que está acontecendo. Isso é falta de maturidade diante de um quadro social e porque não dizer, político. É muita acomodação reclamar de dentro da sua zona de conforto e não fazer acontecer as ações que se espera de toda a mobilização tanto de um lado quanto de outro.

    ResponderExcluir
  4. A greve no primeiro semestre de 2012 ainda é a mais extensa. Não desanimem em hipótese alguma! Tudo que a Galileo fala é cópia dos procedimentos do passado. A mesma estratégia sórdida, com único interesse de dispersar a greve dos alunos e dos professores. Estas ações da Galileo são para quebrar a organização e consequentemente a manifestação. Joga aluno contra aluno, professor contra professor e aluno contra professor. Ano passado eles tentaram de tudo, até notícias falsas na rede globo (parceira) e sites de notícias eles publicaram, mas não conseguiram nada!

    Firme pessoal... não desistam nunca! Até o final!

    ResponderExcluir
  5. Os Professores da Univercidade receberam as parcelas de acordo com o termo de compromisso?

    ResponderExcluir
  6. Amigos, não pude comparecer à assembléia de ontem por causa do trabalho, mas na próxima estarei presente.
    Sou do campus Ipanema e falaram que por lá as aulas estão quase normais, porém não compareço às aulas por conta da greve, assim como muitos outros. A minha dúvida é se tem alguma garantia quanto ao congelamento do calendário acadêmico, uma vez que pago minhas mensalidades em dia e também não quero ser prejudicado.
    Ao povo que está sendo contra a greve, gostaria que se fizessem uma pergunta: Vocês trabalhariam de graça?
    A Galileo está conseguindo jogar alunos contra professores e isso é inadmissível. Ao menos na Gama Filho já estão conseguindo...
    Qual seria o procedimento para congelar o calendário?
    Grato.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço as palavras do Osmar Rodrigues. Há muito achando que só porquê alguns alunos não estão indo a assembleia , não estamos dando importancia , ou lutando, o respeito a cada um deve ser dado, eu trabalho muito longe e estou com um pessoas doente na familia, etc, e tenho realizado meu apoio aos professores e a DCE divulgando todas as informações, tentando motivar aqueles que nada querem, enviando emails para vias públicas, "enchendo o saco" do MEC do senhor Alex Porto, já encaminhei até um pedido a minha empresa ,um multicional com forte poder que interceda por nós, dando visibilidade a este descaso. Enfim, já informei a DCE e vários professores que dentro das limitações e fazendo o máximo que posso, o máximo mesmo , mesmo já de saco cheio que podem contar comigo e sei que diversos alunos fazem o mesmo. O que está me deixando irritada são essas informações desencontradas, tenho deixado a DCE e confiado que ela seja a minha voz, mas em muitos casos só quero uma informação clara, será que só pq não fui a assembleia não mereco ter informações detalhadas? No post de hj não está mencionado qual o percentual de professores que receberam , veja a semanas o assunto intervenção, mal qual o andamento disto , será que não posso ter informações claras? Até mesmo para base para ajudar na minha luta com vcs nos orgaos que tenho acesso? Há uma passagem biblica que diz, que existe vários dons , que um completa o outro, que boca é tão importante quanto o ouvido , que o braço precida da mão, enfim a cada um foi dado um dom, e não posso desmerecer aqueles que estão lutando tb, acredito que queremos formar uma rede e cada uma com sua ação, desde que não seja para bagunçar pode se completar para formar uma grande potencia. Não desprezemos o apoio, a força, as orações, as ações daqueles que mesmo estando longe das assembleias tem realizado suas ações no corpo a corpo diário. Só peço que tudo fique bem explicado, pois o que vejo é um confusaõ se formando, "um barraco geral" de briguinhas bestas , como disse o Osmar, alunos contra alunos, professor x aluno , etc... As informações estão se perdendo tanto que hj de manha o Boechat na band uma grande voz que fala por muita gente , comentou sobre a greve, dando foco que somente 5 professores da GF e da UC não receberam , e fazendo o apelo aos professores que este repensem .... Enfim,o respeito a cada um é importante.

    ResponderExcluir
  8. Uma pergunta que nao quer calar :se nao se tem aula porque as faturas chegam as nossas residencia?

    ResponderExcluir
  9. Como podemos tratar esse assunto? O professor encaminhou esse email com a seguinte informação. Procede? O mesmo informou também, que não aderiu a greve. E exigiu o material em sala.
    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: "Marco Calvinho"
    Data: 09/04/2013 16:50
    Assunto: material de hoje aula
    Para: XXX


    AMIGOS A GREVE DOS PROFESSORES TERMINOU. . .A MINHA NEM SEQUER TINHA COMEÇADO. . AULA HOJE NORMAL. . . .. . IMPRIMIR O MATERIAL E LEVAR. . .



    --

    Atenciosamente,

    Prof. Msc. Marco Antonio Calvinho
    Universidade Gama Filho - UGF
    Matrícula: 19723-8

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!