sábado, 23 de março de 2013

Resumo da semana e próximos passos do Movimento dos Alunos, Professores e Funcionários da UC e UGF

Essa semana que se passou (18/03 à 22/03) foi marcada por muitas movimentações e conquistas do Movimento Estudantil e da Luta dos Professores e Funcionários da UniverCidade (UC) e Universidade Gama Filho (UGF) contra a Galileo Educacional.

Nessa publicação, vamos fazer um resumo dessa semana que se passou, explicando os pontos mais importantes e indicando os próximos passos do nosso Movimento.

Na segunda feira, dia 18/03 às 18h no Campus Piedade, aconteceu a Assembléia Geral dos Estudantes da Universidade Gama Filho. Com presença recorde dos alunos da UGF, foram decididos os seguintes encaminhamentos:

1- Realizar uma campanha pela intervenção do MEC na UGF e UC e pela cassação da homologação da Galileo Educacional como mantenedora das duas faculdades.
2- Deflagração de uma Greve Estudantil devido a omissão por parte do MEC, fazendo com que este se pronuncie pois uma greve dos estudantes é de preocupação do Ministério da Educação e também pelo congelamento do calendário acadêmico, pois existem poucos professores que continuam a dar aulas mesmo em estado de greve, o que prejudica os alunos que estão na luta e não podem comparecer as aulas.
3- Criação do DCE-UGF, que será formado na próxima Assembléia no dia 25/03 às 18h no mesmo local, com representantes de cada Centro Acadêmico (CA) dos cursos.
4- Na próxima Assembléia do dia 25/03, deliberar ações coletivas para o não pagamento das mensalidades.
5- Criação de um Calendário de Lutas, que começou com a ida de 4 estudantes da UGF à Brasília para uma reunião com Leandro Cerqueira, assessor do Ministro da Educação. Depois será realizada uma grande manifestação durante a votação do relatório da CPI do ensino superior privado, que acontecerá no início de Abril.

Segue o link com a postagem do Blog do DCE-UC sobre a assembléia dos alunos da UGF:
http://dce-uc.blogspot.com.br/2013/03/resumo-da-assembleia-geral-dos.html


Também no mesmo dia, o Sinpro-Rio e SindMed/RJ participaram de uma audiência no MEC com o Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), Jorge Rodrigo Araújo Messias, o mesmo que autorizou a  mantença das duas faculdades para a Galileo Educacional, em maio do ano passado. Segue o link do site do Sinpro-Rio com detalhes da reunião:
http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2013-mar-19-audiencia-mec.php


Na terça feira, dia 19/03 novamente na UGF de Piedade, foi realizada a Assembléia dos Professores da UGF, onde foi decidida a manutenção da greve devido a continuidade da falta de respeito da Galileo Educacional aos professores. Abaixo está o link da Ata da Assembléia da ADGF e do site do Sinpro-Rio que explica com detalhes o que foi decidido.
http://adgfdocentes.blogspot.com.br/2013/03/ata-da-assembleia-dos-docentes-da-ugf.html
http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2013-mar-20-ugf.php


Na quarta feira, dia 20/03 às 18h no Sinpro-Rio, foi realizada a Assembléia dos Professores da UniverCidade, onde também foi decidido a manutenção da greve pelos mesmos motivos da Assembléia dos Professores da UGF. Abaixo está o link do site Sinpro-Rio com a publicação do que foi decidido.
http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2013-mar-20-cidade.php

Ainda na quarta feira, o CAMED (Centro Acadêmico de Medicina Albert Sabin) da UGF esteve em Brasília, juntamente com a UNE (União Nacional dos Estudantes), para formalizar uma denúncia junto a SERES (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), vinculada ao MEC. Representantes do Sinpro-Rio e SindMed/RJ também foram a SERES para discutir a situação com o secretário Jorge Messias. Como resultado dessa reunião, o SERES publicou no Diário Oficial a suspensão da autonomia da Galileo Educacional e cobrou a apresentação de diversas informações sobre o grupo, no prazo de 10 dias.

Segue o link do site do CAMED com o relato de tudo o que aconteceu neste dia:
http://www.camedugf.com/camedembrasilia/brasilia-20032012.html

A notícia da publicação no Diário Oficial sobre a suspensão da autonomia do Grupo Galileo Educacional foi divulgada pela mídia:
http://odia.ig.com.br/portal/educacao/mec-d%C3%A1-10-dias-para-gama-filho-e-univercidade-informarem-sobre-novas-demiss%C3%B5es-1.563487



Abaixo está na íntegra a publicação no Diário Oficial:
http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=21%2F03%2F2013&jornal=1&pagina=16&totalArquivos=152


Na quinta feira, dia 21/03, a Alerj protocolou na Justiça Federal uma ação pública contra a Galileo Educacional. Foi organizada uma grande manifestação na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, demostrando a força do movimento e a união dos Alunos e Professores das duas faculdades.

A manifestação foi divulgada pela mídia:
http://www.opinologo.com.br/2013/03/alerj-protocola-na-justica-federal-acao.html

http://oglobo.globo.com/rio/alerj-vai-entrar-com-acao-para-que-mec-faca-intervencao-na-gama-filho-na-univercidade-7900316

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/03/alunos-de-2-universidades-protestam-pela-volta-aulas-no-centro-do-rio.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/03/alunos-da-gama-filho-e-univercidade-vao-justica-por-nova-administracao.html

http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/estudantes-professores-da-ugf-promovem-manifestacao-7910215.html

Ainda na quinta feira, às 18h no Campus Gonçalves Dias da UniverCidade, foi realizada uma Assembléia histórica dos Alunos da UniverCidade. Participaram Professores da UC, Sinpro-Rio, SinMed/RJ, a UEE e alunos da UGF. Assim como na UGF, foram deliberados:


1 - Campanha pela intervenção do Ministério da Educação (MEC) na UniverCidade e Gama Filho.
2 - Cassação da homologação da Galileo Educacional como mantenedora de ambas as instituições de ensino.
3 - Depósito em juízo ou não pagamento das mensalidades, mediante resolução judicial que respalde os alunos.
4 - Realização de uma Greve Estudantil dos Alunos da UniverCidade para formalização do congelamento do Calendário Acadêmico.
5 - Calendário de lutas do movimento estudantil.

Segue o link da postagem no nosso blog sobre a Assembléia dos Alunos da UC:
http://dce-uc.blogspot.com.br/2013/03/resultado-da-assembleia-geral-dos.html

Fazendo alguns esclarecimentos, a "Greve Estudantil" tem como objetivo o pronunciamento do MEC perante os estudantes, fazendo com que o Ministério intervenha nessa situação, ocasionando com o fim da greve dos Professores e Alunos, para dar início ao ano eletivo e também para a formalização do formalização do congelamento do Calendário Acadêmico, pois alguns professores, por boa vontade, ainda estão dando aulas, o que acaba prejudicando a grande maioria dos alunos que estão mobilizados pelas melhores condições de ensino e administração de ambas as faculdades. Nesse momento é muito importante a UNIÃO e COMPREENSÃO de todos os Alunos e Professores sobre a atual situação. Estamos em um momento de OFENSIVA e PRESSÃO contra a Galileo Educacional. A mídia está do nosso lado, divulgando a todo momento o que está acontecendo. Já estamos em Brasília, vários Deputados e Senadores estão se mostrando solidários a nossa causa. No dia 21/03, o CAMED, na saída de outra reunião com o SERES, com uma dose de sorte, encontrou o Ministro da Educação, Aluizio Mercadante, onde afirmou que está ciente do que está acontecendo e aceitou que o CAMED estivesse no próximo dia 03/04 na reunião do MEC com a UNE, e o DCE da UC vai fazer o possível para estar presente nessa reunião! Não mediremos esforços para mostrar ao Ministro Mercadante o que estamos vivendo e sofrendo por causa da Galileo Educacional.
Abaixo está publicação no site CAMED sobre esse encontro com o Ministro:
http://www.camedugf.com/camedembrasilia/brasilia-21032012.html

Ainda no dia 21/03, os Funcionários Administrativos da UC e UGF decidiram por manter a greve devido ao não pagamento dos salários e falta de negociação. Abaixo está o link do site da SAAE-RJ com a publicação da Assembléia dos Funcionários:
http://www.saaerj.org.br/


Desde o dia 21/03, na Assembléia dos Alunos da UniverCidade, o DCE-UC está tentando levantar fundos para enviar um representante do Diretório a Brasília para realizar essa reunião com o Ministro da Educação,  juntamente com o CAMED, Sinpro-Rio e SindMed/RJ. Por esse motivo, estamos disponibilizando uma conta para recebermos doações que possibilitem esse objetivo. A conta é:

Banco Itaú
Agência: 0023
Conta Corrente: 25300-8
Favorecido: Rômulo Calista de Sena

Desde já, agradecemos todos aqueles que puderem contribuir com esta causa.


Agora vamos a agenda de lutas do movimento "FORA GALILEO":

-Na próxima semana, que se inicia segunda feira dia 25/03, irá acontecer a Assembléia dos Professores da UGF, às 15h na Piedade. No mesmo dia,às 18h na entrada do Campus Piedade, acontecerá a Assembléia dos Alunos da UGF. Entre os assuntos em pauta, estará a formação do DCE-UGF, que é a representação máxima dos alunos de uma instituição.
Segue o link do evento no Facebookhttps://www.facebook.com/events/568443733174822/

-Na terça feira, dia 26/03 às 12h na Rua Sete de Setembro, n° 66 - Centro, sede da Galileo Educacional, será realizado um Ato Público dos Professores da UC e UGF.

-Na quarta feira, dia 27/03 às 18hs no mesmo local, acontecerá uma nova Manifestação dos Alunos da UC e UGF. 
Segue o link do evento no Facebookhttps://www.facebook.com/events/119327591591104/

-Ao que tudo indica, no dia 03/04, em Brasília, poderemos ter uma audiência com o Ministro da Educação, Aluízio Mercadante, com os representantes da UC e UGF. Durante a próxima semana teremos a confirmação dessa audiência.

-No dia 04/04, o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ensino Superior Privado do Rio de Janeiro será votado na Alerj, onde haverá uma grande manifestação em apoio a aprovação do relatório.

Portanto, fica aqui registrado os próximos passos do movimento dos Alunos e Professores da UC e UGF, que a cada dia ganha mais força e divulgação na mídia brasileira. Todos estão convidados e devem a participar desse movimento que é em prol da nossa educação!

Para quem ainda não conhece toda a história por trás desses acontecimentos e como chegamos a essa situação, abaixo segue o link de uma publicação do nosso blog, que explica em detalhes, o que a Galileo Educacional fez com nossas faculdades, ocasionando esse estado que nos encontramos.

http://dce-uc.blogspot.com.br/2013/03/galileo-educacional-nao-da-mais.html



Ainda para quem não conhece o DCE-UC, essa é a foto com os membros do Diretório:

Presidente: Letícia Portugal
Vice-Presidente: Vanessa Silva
Diretor Geral: Bruno Amaral
Diretor Financeiro: Rômulo Sena

Da esquerda para direita: Rômulo Sena, Bruno Amaral, Vanessa Silva e Letícia Portugal


Como já dizia Rui Barbosa: "Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles"


Vamos a Luta! "FORA GALILEO"




Perfil do DCE da UniverCidade no Facebook:
Email do DCE:


"Saudações a quem tem coragem"

Um comentário:

  1. Queridos amigos

    Muitas vitórias conquistaram e ainda tem outras por vir.Isso é um presságio para o seu futuro que está sendo arquitetado, pois tudo tem uma razão de ser. A natureza se encarrega de ir construindo os caminhos e aos poucos vai mostrando o rumo que pertence à vocês em prol do seu próximo.

    Abraço e continuem firmes nos seus propósitos.

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!